Módulo 11-Tecnologias audiovisuais

Introdução




1826 - Aparecimento da primeira fotografia
A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida neste ano pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
1878 -  Primeira imagem em movimento
Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadro a quadro, usando uma série de 24 câmeras. A primeiroa experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho, com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmeras estereoscópicas a uma distância de 21 polegadas umas das outras para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.

























1889 - Som e imagem
O som tem uma história no cinema, muito longa. Encontra-se documentado que por alturas de 1889, Thomas Edison, tentou sincronizar o som com as imagens de um filme, apesar não se saber muito mais em concreto. Nos frenéticos anos 20, os locais de convívio aumentaram e alteraram-se, e as pessoas passaram a frequentar mais os cabarets, os night-clubs e os casinos.


  
1895 - Cinema
Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris. A exposição foi um sucesso. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comumente conhecida como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito. Porém, as histórias americanas atribuem um maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando na verdade o que ele fez foi pegar pequenos videos e exibi-los em maquinas caça-níquel, e para não perder tal fonte lucrativa sempre foi contra a exibição dos filmes em grandes salas.
1942 - Televisão
Desde o inicio do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância. E foi com a invenção de Alexander Bain, em 1942, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.
 

1956 - Aparecimento do video
Foi com a invenção de um gravador capaz de registar as imagens electrónicas, ou sinais vídeo, que apareceu este novo sistema de comunicação.
É claro que estes meios no início só eram acessíveis a instituições muito limitadas, lembrem-se que este é um dos mais potentes meios de comunicação, o que significa que é eleito para veicular ideologias, logo na terra do tio Sam o controlo era, e é, o preço.
Ampex
a utilização da máquina da Ampex foi exclusivamente para usos profissionais. Ela alterou drasticamente o serviço de televisão, possibilitando o antegravado, a informação mais rápida, a transmissão em diferido e sobretudo possibilitou a pós-produção e tirou a carga de risco do directo à televisão.
A máquina da Ampex, e que tinha sido também ela uma evolução da máquina áudio da AEG Telefunkem, foi a antecessora do vídeo como processo e meio de produção. 
VHS
A título de referência, actualmente o VHS usa bandas magnéticas de 1/2 polegada e consome 4 cm/s e o aparelho em si é mais pequeno que uma bobine de 15 minutos de uma máquina da Ampex.

U-Matic
Em 1969 a Sony lançou no mercado o sistema U-Matic que pretendia ser de uso industrial e didáctico, mas a qualidade era tão grande que foi rapidamente adoptado pelas televisões de todo o mundo no registo e produção de imagens, sobretudo na informação.

Betamax
O cenário do vídeo como uso exclusivo profissional alterou-se a meio da década de setenta com a invenção do Betamax. As câmaras diminuíram drasticamente de tamanho e custo devido à evolução da microelectrónica que produziu circuitos electrónicos mais pequenos e fiáveis.

CCD
A grande revolução foi a utilização dos CCD, Charge Cople Device, estes sensores no estado sólido, permitiram fazer uma câmara-gravador compacta, muito pequena, a Camecorder. Mais barata, mais fiável e sobretudo mais manobrável. No caso profissional já não eram precisos dois operadores, de imagem e de som, bastava um.

1960 - Primeira televisão a cores
Introduzida nos Estados Unidos na década de 1950, apenas alguns anos depois das emissões a preto e branco estarem padronizadas, os altos preços dos televisores e a falta de material para aproveitar a nova tecnologia fizeram demorar a sua aceitação no mercado. Só em finais da década de 1960 é que os televisores a cores se começaram a impor no mercado, sobretudo devido ao sistema Porta-Color da General Electric em 1966. Na década seguinte os televisores a cores tornaram-se os mais comuns, tendo havido a padronização do sistema.







Links
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eadweard_Muybridge
http://ruialmas.blogspot.pt/2011/06/o-aparecimento-do-som-no-cinema_11.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_cinema
http://www.notapositiva.com/pt/trbestprof/sistinform/10histtelev.htm
http://www.prof2000.pt/users/pcavaco/nova%20pasta/doc/o%20abc%20do%20audio%20visual-104.htm

Plano Fixo


Panorâmica

Zoom in/out

Sem comentários:

Enviar um comentário