Modulo 9- Técnicas de Narração

 
Elementos da narrativa

Tempo- Numa narração o tempo pode ser trabalhado cronologicamente ou psicologicamente.
Tempo cronológico: é o tempo calculado em que se desenrola a ação.
Tempo psicológico: é o tempo que não pode ser calculado, apenas flui na mente das personagens.
Espaço- O espaço é o lugar onde ocorrem as ações das personagens.
Enredo- Dentro de um texto narrativo, é o conteúdo do qual esse texto se constrói, o enredo também é chamado de trama, pode ser linear ou não linear, o enredo linear é a sequência da história, e equivale á sequência da narração. O enredo não linear é sequência da história, e não equivale á sequência da narração.
Personagens- definimos personagens como a pessoa ou ser personificado ou animado que figura na história e nela se envolve ativa ou passivamente.
Narrador- á três tipos de narrador, o narrador personagem que conta na 1ª pessoa a história da qual participa também como personagem, o narrador observador que conta a história do lado de fora, na 3ª pessoa, sem participar na ação e o narrador omnisciente que conta a história na 3ª pessoa e, às vezes permite sertas ações narradas na 1ª pessoa.
 
Estrutura de uma narrativa

Introdução- Apresenta aa personagens, localizadores no tempo e no espaço;
Desenvolvimento- Através das ações das personagens, constrói-se a trama e o suspense que culmina no clímax;
Conclusão- Existem várias maneiras de se concluir uma narração, esclarecer a trama é apenas uma delas.

Narratologia
A Narratologia é o estudo das narrativas de ficção e não ficção(como a História e a reportagem), por meio de suas estruturas e elementos. É um campo de estudos particularmente úteis para a dramaturgia e o roteiro de audiovisual (cinema e TV). A narratologia foi consolidada como ciência por pesquisadores franceses (como Roland Barthes) e pela chamada Escola Formalista Russ, de A.J. Greimas, Vladimir Propp, etc. Outro notório estudioso da narratologia é o Italiano Umberto Eco.
O termo foi proposto no inicio do séc.xx por Tzveton Totorov, para diferencia-la como campo de estudo dentro da teoria literária. A narratologia extremamente influenciada pelos correntes teóricos estruturalistas, que procuram adaptar a metodologia das ciências exatas às humanidades. É característica marcante da narratologia a procura de paradigmas, estruturas e repetições entre as diferentes obras.

Narrativa
A Narrativa costuma ser apresentada em forma de prosa, mas pode ser também em versos (epopeia, romanceiros). Se tivermos de definir o texto narrativo de forma sucinta, citando Carlos Reis diremos que o texto narrativo é um processo de exteriorização, uma atitude objetiva e baseada na sucessividade.
Roland Barthes, mestre no estudo da narrativa, afirma que a narrativa está presente em todos os tempos, em todos os lugares, em todas as sociedades, começa com a própria história da humanidade.

Guião Técnico + Uma imagem
Apresenta indicações referentes à camara, à iluminação, ao som, aos adereços, à planificação das cenas, etc. O Guião Técnico é constituído pela especificação de conteúdos e elementos gráficos do produto, correspondendo a uma maqueta ou visão geral. Cabe ao realizador "traduzir" em imagens e sons todo o trabalho.


Storyboard + Uma imagem
São organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfica animado, incluindo elementos interativas em web sites. O processo storyboard, no formato em que é conhecido atualmente, foi desenvolvido pela Walt Disney Studios durante o começo da década de1930. Todo o filme, seja ele feito para um comercial da TV, séries de TV ou mesmo um filme de longa metragem tem em comum entre si que antes visualizado por uma sequência de quadradinhos e essa sequência é o que chamamos de storyboard.

Sem comentários:

Enviar um comentário